top of page
Engenharia do Futuro
Logo

Excelência e qualidade no que fazemos

Destaque

Mareg Engenharia

foldergreen_93329.png

Segurança do trabalho e EPI

icone-de-broche-de-localisation-grise.png

Av. dos Prazeres, 457 - Vila Jardim, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

2b74caa2d2364593d63022b4d6932037-icone-de-telefone-tocando.png

(51)98424-4517

Sobre a empresa


A Mareg Engenharia possuí 30 anos de experiência no mercado, e atuação em +650 canteiros de obras, +650 ART registradas, +500 clientes atendidos. Conheça os serviços prestados pela empresa:
Assessoria Técnica
Assessoria técnica em causas trabalhistas referentes a insalubridade e periculosidade, acidentes de trabalho, acompanhamento da diligência pericial, emissão de laudo perito assistente e suporte técnico para contestação de laudo de jurisperito.
Consultoria:
Visitas técnicas realizadas pelo corpo multidisciplinar de engenheiros da empresa;
Relatório fotográfico descritivo apontando não conformidades e as soluções para cada situação registrada;
Otimização de processos que representem riscos a saúde e integridade dos funcionários;
Planejamento e compatibilização junto ao cliente das soluções de segurança do trabalho com as tecnologias construtivas utilizadas (nos processos de demolição, reformas e áreas novas);
Análise da documentação relacionada à segurança do trabalho (funcionários, máquinas, equipamentos e empresas terceirizadas);
Acompanhamento de processos de desembargo e desinterdição.
Ancoragens Definitivas:
Avaliação da estrutura da edificação (dimensões e resistência mínimas, interferências na fachada, etc.);
Lançamento das ancoragens em planta baixa, indicando modificações estruturais que viabilizem a instalação;
Indicação das quantidades e especificação dos materiais a serem utilizados;
Instalação dos pontos de ancoragem, conforme projeto específico;
Execução de ensaio de arrancamento dos pontos, a fim de garantir a resistência à carga de 1.500 kgf, conforme determinado no item 18.15.56.2 da NR-18;
Emissão de laudo de conformidade do ensaio de arrancamento.
Projetos de Segurança:
Sistemas de proteção contra queda de pessoas e materiais:
Redes de proteção (tipo S, tipo U, tipo T, tipo V e Bajo Forjado);
Plataformas de proteção (primária/secundária);
Fechamento/assoalhamento de vãos de elevadores e shafts;
Proteção periférica (guarda-corpo) em lajes, vigas e escadas;
Galerias de proteção.

Sistemas de ancoragem para trabalho:
Fixo (pontos de ancoragem, linha de vida, tubo anão);
Sistema com cabo de aço e estrutura de ancoragem (linha de vida);
Sistema com cabo de aço e dispositivo metálico em concreto.
Outros Projetos:
Peitoris de sinalização e isolamento de áreas;
Escadas coletivas, escadas de mão e passarelas
Malha de aterramento com medição ôhmica;
Fixação de telas fachadeiras;
Bancadas/plataformas de trabalho.
Sinalização e isolamento de vias públicas.
Instalações elétricas provisórias.
Layout de canteiro de obras.
Plano de Emergência:
Processos de gestão de riscos de incêndio e demais emergências;
Identificação dos recursos humanos e materiais;
Análise independente e conjunta dos riscos em todos os níveis e funções;
Definição clara da ordem de prioridade no tratamento dos riscos;
Procedimentos básicos de emergência, conforme Instrução Técnica Nº 16/2019;
Diretrizes para controle, monitoramento e análise crítica do gerenciamento dos riscos;
Plantas de riscos de incêndio e rotas de fuga;
Palestras de apresentação dos objetivos e principais aspectos do Plano de Emergência;
Exercícios simulados de abandono de área parcial e completo.
Plano de Rigging
Documento que contém as informações do planejamento detalhado de uma movimentação de carga utilizando guindaste. A partir do estudo da carga a ser içada, dos guindastes e acessórios de amarração adequados para a tarefa, esforços exercidos no piso onde os equipamentos serão posicionados, ação do vento, interferências aéreas e subterrâneas e layout da área de operação, define-se qual a melhor solução para realizar um determinado içamento da maneira segura e eficiente.
Programas
PCMAT (Programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil):
Documento desenvolvido após avaliações técnicas construtivas junto com a engenharia do empreendimento.
É um programa de gestão e desenvolvimento dos planos e projetos relacionados a segurança do trabalho para cada etapa do empreendimento, priorizando proteções coletivas e definindo proteções individuais obrigatórias.
PPRA (Programa de prevenção de riscos ambientais):
Documento que avalia cada função em seu posto de trabalho, levantando os riscos inerentes a atividade, avaliando riscos quanto gravidade e probabilidade, fontes e proteções coletivas e individuais aplicáveis, indicando levantamentos qualitativos e quantitativos de exposições do trabalhador aos riscos existentes. Documento que balizará as informações para a elaboração do PCMSO (Programa de controle médico e saúde ocupacional).
Auditoria:
Visa observar e sinalizar nossos clientes sobre aspectos do processo de construção ou de trabalhos que possam ser otimizados ou que possam representar riscos à saúde e integridade dos trabalhadores.
É realizada uma visita técnica acompanhada por responsáveis pela obra ou atividade, durante a qual são apontadas as não conformidades e as soluções para cada situação registrada. Por meio de relatório fotográfico descritivo, é proposto um plano de ação com soluções de acordo com as necessidades e prioridades apontadas.
A elaboração e a execução do plano de ação serão acompanhadas por nossos técnicos e engenheiros para que sejam encontradas sempre as melhores soluções para cada situação, dentro da realidade do empreendimento, em conformidade com a legislação vigente.
PGRCC:
O PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil) é o documento que identifica os tipos de resíduos gerados durante toda a execução da obra. Indica o correto acondicionamento temporário e descarte de todos os resíduos utilizados na construção, minimiza os riscos dentro do canteiro de obras, promove a construção civil sustentável e evita desperdícios e agressões ao meio ambiente.

Análise de Riscos:
Análise preliminar de risco: Análise de todos os aspectos relacionados com a atividade operacional que será desenvolvida, identificando os agentes, a trajetória, as fontes, os danos a saúde e indicando as medidas de controle, abrangendo os riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos, Mecânicos ou de Acidentes.
A quantificação e identificação do nível de risco é através da ferramenta HRN (Hazard Rating Number).
Procedimento de trabalho: Após avaliação da atividade sob a ótica do levantamento de riscos, são realizados ajustes na atividade de produção. O objetivo do trabalho é minimizar ou eliminar riscos implantando medidas de segurança coletivas e individuais, definindo itens de segurança obrigatórios durante a sequência de trabalho e, nas situações com atividades proibitivas, estabelecendo as responsabilidades de cada agente do processo.
Soluções para Manutenção de Fachadas:
Elaboração de projetos e estudos buscando os melhores recursos para manutenção predial, conforme determinado na NR-18 e ABNT 16325-1 (dispositivos de ancoragem). O serviço visa determinar junto ao cliente as soluções de manutenção a serem adotadas estudando as particularidades da edificação, revestimentos, estrutura e possíveis interferências.
Medições:
Realização de medições para definição do regime de trabalho com base nos limites de tolerância impostos na NR-15. São realizadas medições quanto a ruídos, vibrações, poeiras, frio, calor, radiações não ionizantes, iluminação, agentes químicos e agentes biológicos.
Desembargo/Desinterdição:
Acompanhamento dos processos de desembargo e desinterdição de acordo com NR-03. Desde o registro no Livro de Inspeção do Trabalho até a retirada do termo de suspensão na Superintendência Regional do Trabalho, a Mareg fornece soluções de segurança, projetos, laudos, procedimentos de trabalho, relatórios fotográficos e auxilia o cliente a retomar a segurança no espaço de trabalho.
Nossos principais serviços:

CONSULTORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
• Visitas no canteiro de obras realizada por engenheiros com emissão de relatório técnico apontando as inconformidades encontradas e as soluções recomendadas;

• Disponibilidade para agendar reuniões na obra para acompanhamento em instalação de equipamentos e análise de atividades ou no escritório da Mareg;

• Planejamento junto ao cliente das soluções de segurança do trabalho para execução do empreendimento;

• Análise da documentação relacionada à segurança do trabalho de funcionários, máquinas, equipamentos e empresas terceirizadas;

• Fornecimento de projetos de segurança do trabalho iniciais, contemplando peitoris de sinalização, peitoris de proteção periférica, fechamento de vãos e bancadas/plataformas de trabalho, acompanhados dos respectivos memoriais técnicos.

• Acompanhamento de processos de desembargo e desinterdição.

• Análise técnica dos inventários de risco de terceiros e planos de ação para composição do PGR da obra.
ANCORAGENS DEFINITIVAS

• Avaliação da estrutura da edificação (dimensões e resistência mínimas, interferências na fachada, dificuldades no posicionamento, etc.)
• Lançamento das ancoragens em planta baixa, indicando modificações estruturais que viabilizem a instalação;
• Indicação das quantidades e especificação dos materiais a serem utilizados.

O serviço de instalação abrange:
• Instalação dos pontos de ancoragem, conforme projeto;
• Execução de ensaio de arrancamento dos pontos, a fim de garantir a resistência à carga de 1.500 kgf, conforme determinado no item 18.15.56.2 da NR-18;
• Emissão de laudo de conformidade do ensaio de arrancamento.
AUDITORIAS
• Visa observar e sinalizar nossos clientes sobre aspectos do processo da construção ou de trabalhos que possam ser otimizados ou que possam representar riscos à saúde e integridade dos trabalhadores.
• Esta visita técnica é acompanhada por responsáveis pela obra ou atividade, durante a qual são apontadas as não conformidades e as soluções para cada situação registrada.
• Como documentação para o cliente, esta auditoria gera um relatório fotográfico descritivo no qual é proposto um plano de ação com soluções de acordo com as necessidades e prioridades apontadas.
• A elaboração e a execução do plano de ação serão acompanhadas por nossos técnicos e engenheiros para que sejam encontradas sempre as melhores soluções para cada situação, dentro da realidade do empreendimento, em conformidade com a legislação vigente.

ASSESSORIA TÉCNICA
• Assessoria técnica em causas trabalhistas referentes a insalubridade, periculosidade, acidentes de trabalho e equiparação salarial com elaboração de quesitos, acompanhamento da diligência pericial, emissão de laudo de perito assistente e suporte técnico para contestação do laudo do jurisperito.]

• Em causas previdenciárias relacionadas ao e-Social e seus eventos (S-2210, S-2220 e S-2240) para Previdência Social.

PROJETOS DE SEGURANÇA

A Mareg conta com um corpo de Engenharia capaz de desenvolver peças/sistemas/soluções especiais, que se adaptam ao escopo de trabalho de cada empreendimento. Alguns projetos desenvolvidos como proteção coletiva e individual:

Sistemas de proteção contra queda de pessoas e materiais:
• Redes de proteção (tipo S, tipo U, tipo T, tipo V e Bajo Forjado);
• Plataformas de proteção (primária/secundária);
• Fechamento/assoalhamento de vãos de elevadores e shafts;
• Proteção periférica (guarda-corpo) em lajes, vigas e escadas;
• Galerias de proteção.
Sistemas de ancoragem para trabalho:
• Fixo (pontos de ancoragem, linha de vida);
• Sistema com cabo de aço e estrutura de ancoragem (linha de vida);
• Sistema com cabo de aço e dispositivo metálico ou fixação em concreto (linha de vida);
Outros projetos:
• Peitoris de sinalização e isolamento de áreas de trabalho.
• Escadas coletivas, rampas de mão e passarelas
• Malha de aterramento com medição Ôhmica;
• Fixação de telas fachadeiras;
• Bancadas/plataformas de trabalho.
• Sinalização e isolamento de vias públicas.
• Instalações elétricas provisórias.
• Layout do canteiro de obras.
• Sistema definitivo (pontos de ancoragem, linha de vida para manutenção de telhados e edificações).

PLANOS E PROGRAMAS
• PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.
Elaboração nos termos da NR 01 para empresas em geral com exceção da Construção Civil;
Elaboração nos termos da NR01 e NR18, para empresas da Construção Civil, com base nas características do ambiente de trabalho, seguindo as etapas da obra, contemplando os inventários de risco e o plano de ação, para todas as atividades desenvolvidas na empresa.
• INVENTÁRIO DE RISCOS OCUPACIONAIS / PLANO DE AÇÃO
Elaboração do documento conforme termos da NR 01, e NR 01 e NR18 para empresas da Construção Civil, com base nas características das atividades do trabalhador, avaliando a exposição dos trabalhadores aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
• LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
Documento base para o correto envio das informações dos eventos de SST no âmbito da Previdência Social.
Laudo regido pelas normativas da Previdência Social que deverá comprovar as condições de exposição do trabalhador através de medições dos agentes físicos e químicos além de avaliação dos agentes biológicos.
• SERVIÇO DE MENSAGERIA PARA E-SOCIAL
Mensageria para o envio das informações à Previdência Social das condições ambientais de trabalho através do Evento S-2240 e, S-2210 e S-2220 que tratam respectivamente de acidente de trabalho e monitoramento da saúde do trabalhador (ASO).

PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO
O Plano de Emergência aborda:
• Processos de gestão de riscos de incêndio e demais emergências;
• Identificação dos recursos humanos e materiais;
• Análise independente e conjunta dos riscos em todos os níveis e funções;
• Definição clara da ordem de prioridade no tratamento dos riscos;
• Procedimentos básicos de emergência, conforme Instrução Técnica Nº16/2019;
• Diretrizes para controle, monitoramento e análise crítica do gerenciamento dos riscos;
• Plantas de riscos de incêndio e rotas de fuga;
• Palestras de apresentação dos objetivos e principais aspectos do Plano de Emergência;
• Exercícios simulados de abandono de área parcial e completo.

aaf2c639f05482b7a41eb69646f4c8b3.gif

Escolha uma das opções abaixo e realize sua cotação por e-mail ou pelo WhatsApp agora mesmo!

Realize sua cotação pelo WhatsApp!

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco agora para obter informações mais completas. Somos especializados nisto e com a melhor equipe para lhe atendê-lo(a). Realize uma cotação agora mesmo!

facebook icone.jpg
LIUGACAOicone.jpg

(51)98424-4517

localização icon.jpg

Av. dos Prazeres, 457 - Vila Jardim, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil

Atualizado em:

Data:

Tags - Palavras chaves exclusivas:

WhatsApp PNI
bottom of page