top of page

Entrevista com Márcio Juanella Bortolamedi – Bortolamedi Engenharia

Atualizado: 27 de mai.


Pode nos contar um pouco sobre a história da Bortolamedi Engenharia? Como a empresa começou e como ela se desenvolveu ao longo dos anos?


A história da Bortolamedi Engenharia remonta a 2012, quando a empresa foi fundada por mim com o objetivo de oferecer soluções inovadoras e eficientes no setor de engenharia viária. Começamos como uma pequena equipe, focada principalmente em projetos regionais, mas ao longo dos anos, expandimos nosso escopo e nos especializamos em projetos viários de maior complexidade, atendendo não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados do país.


Qual é a especialidade da Bortolamedi Engenharia em projetos viários? Como vocês se destacam no mercado?


Nossa especialidade na Bortolamedi Engenharia é projeto, planejamento e gerenciamento de obras de infraestrutura viária. Nos destacamos no mercado por nossa abordagem integrada, que une conhecimentos técnicos sólidos a uma visão estratégica para atender às demandas de mobilidade e infraestrutura de forma sustentável e eficaz.


Como a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências no setor de engenharia viária?


Para nos mantermos atualizados com as novas tecnologias e tendências do setor, investimos continuamente em capacitação da equipe e na adoção de ferramentas de modelagem e simulação avançadas. Investimos em cursos, especializações e participamos de conferências e workshops para garantir que nossos projetos estejam alinhados com as melhores práticas do setor.


Quais são os maiores desafios enfrentados pela Bortolamedi Engenharia em seus projetos? Como vocês lidam com esses desafios?


Desafios são uma constante em projetos viários, seja pela complexidade das interações entre diferentes sistemas ou pela evolução das necessidades dos usuários. Nós enfrentamos esses desafios através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo engenheiros e especialistas para desenvolver soluções inovadoras e personalizadas para cada projeto.


Como a empresa se preocupa com a sustentabilidade em seus projetos viários? Quais medidas são adotadas nesse sentido?


Sustentabilidade é uma preocupação fundamental para a Bortolamedi Engenharia. O uso racional de recursos naturais é uma prática importante para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade do planeta. Isso implica em usá-los de forma econômica e racional em nossos projetos, evitando o seu desperdício. A especificação de materiais que reduzem ou zerem os impactos causados ao meio ambiente em nossos projetos, é uma das formas que encontramos de reduzir o impacto ambiental nas obras.


Qual é a importância da comunicação com os clientes e parceiros durante um projeto viário? Como a Bortolamedi Engenharia mantém uma comunicação eficiente nesses casos?


A comunicação com clientes e parceiros é crucial em nossos projetos. Mantemos um diálogo aberto desde o início até a conclusão de cada projeto. Utilizamos ferramentas de gerenciamento de projetos e realizamos reuniões regulares para manter todos informados sobre o andamento, desafios e conquistas.


Quais são os principais projetos realizados pela Bortolamedi Engenharia? Quais foram os mais desafiadores?


Entre os principais projetos da Bortolamedi Engenharia, destaco o projeto de Terraplenagem e Pavimentação de um grande condomínio de alto padrão construtivo. Ainda, destaca-se o projeto de implantação de via perimetral em cidade da região metropolitana de Porto Alegre. De maneira geral, o mais desafiador sempre esperamos que seja o próximo, é algo que nos leva a adiante na busca de soluções para ambientes críticos. Contudo, até o presente momento podemos citar que a perimetral citada acima foi um dos projetos mais complexos e desafiadores que tivemos satisfação em desenvolver. As condições impostas pelo crescimento urbano no local, a topografia restritiva e a magnitude do projeto, acabou proporcionando uma experiência única e desafiadora em seu desenvolvimento.


Como a Bortolamedi Engenharia enxerga o futuro do setor de engenharia viária? Quais são as tendências e oportunidades que vocês esperam para os próximos anos?


Olhando para o futuro do setor, vemos uma crescente demanda por soluções que integrem a infraestrutura viária com as áreas adjacentes, de maneira mais humana e buscando soluções mais sustentáveis. A utilização de novas tecnologias, otimização dos recursos e aperfeiçoamento contínuo do corpo técnico, serão indispensáveis visando as tendências e oportunidades nos próximos anos. Estamos empolgados com as oportunidades que isso trará para inovar e criar soluções mais eficientes e sustentáveis.


Por fim, qual é o principal diferencial da Bortolamedi Engenharia em relação a outras empresas do setor? O que faz a empresa se destacar no mercado?


Nosso principal diferencial na Bortolamedi Engenharia é nossa abordagem holística para projetos viários. Unimos expertise técnica, visão estratégica e compromisso com o cliente para oferecer soluções completas e personalizadas. Nossa reputação é construída sobre a capacidade de enfrentar desafios complexos e entregar resultados excepcionais que impulsionam o desenvolvimento e a mobilidade do complexo viário.

Comments


bottom of page